Títulos dos livros e suas implicações: Curiosidades | Parei nos 25

Títulos dos livros e suas implicações: Curiosidades

Oi meninas,

Hoje é o dia de postagem da Mariana!!
Vamos a leitura....

Olá, caros leitores!!
Estive pensando a respeito após de ter visto a repercussão que certo comentário de uma autora nacional teve no Facebook sobre títulos de livros parecidos/iguais aos dela, e como isso acabou gerando uma polêmica na rede social. Acabei recordando que eu já havia feito um post no Confissões Literárias depois terem dito que eu não deveria ter utilizado o título A Herdeira, já que existe um ou mais livros publicados com esse mesmo título. Não é a primeira vez que eu vejo algumas pessoas se confundirem, achando que os livros não podem ter títulos iguais. Sidney Sheldon tem um livro publicado aqui no Brasil com o título A Herdeira. O meu livro também tem o mesmo título, mas não há nenhum problema em adotá-lo. Além disso, o título original do livro é Bloodline, e sinceramente, o título do livro em Portugal se aproxima mais do seu significado que é Laços de Sangue. Obviamente, as editoras definem um título que se enquadre melhor na sua linha editorial ou que tenha um apelo maior entre os seus leitores. De qualquer forma, o que vai distinguir os livros com o mesmo título será o ISBN (International Standard Book Number). Segundo a Fundação Biblioteca Nacional, o ISBN nada mais é do que um sistema internacional padronizado, que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Além disso, o ISBN tem a função de identificar um livro e a sua edição. Uma vez estabelecida a identificação, ela só se aplica àquela obra e edição, não se repetindo jamais em outra. Minha irmã está cursando Biblioteconomia e me disse: Mariana, já pensou como seria se cada autor tivesse que criar um título inédito para cada livro que criasse? Eu disse a ela que realmente não fazia nenhum sentido, e que o ISBN serviria como uma espécie de "RG" do livro, se me permitem fazer essa analogia. 
É preciso esclarecer também que os títulos de livros não podem ser protegidos por direitos autorais. Além dos fatores citados acima, é mesmo possível existir dois ou mais livros com títulos iguais, mas cada um deles terá sido criado por um autor diferente, com histórias, cenários, personagens e público alvo distintos também, além do subtítulo, se houver. Eu pesquisei também por curiosidade, alguns livros que foram publicados aqui no Brasil com o título A Herdeira, eis o resultado:


A Herdeira
Autor: Sidney Sheldon
Editora: Record
ISBN:  8501013315
Páginas: 295


Sinopse: Durante décadas, desde o século XIX, a Roffe & Filhos foi modelo de solidez e prosperidade no meio empresarial. O sucesso da companhia, ninguém podia negar, devia-se um grande parte ao dinamismo do fundador, Samuel Roffe, e a alguns dos princípios administrativos que ele havia cristalizado e mantinham a firma sob o controle da família. Mas agora, por conta dos problemas financeiros de vários sócios, era necessário mudar as regras -nem que, para isso, fosse de preciso lançar mão de recursos criminosos, inclusive sabotagens e assassinatos. E tudo indica que a próxima vítima é Elizabeth, descendente direta do legendário Sam.


A Herdeira
Autor: James, Henry
ISBN: 852090596X


Sinopse: Publicado em 1880, A herdeira é um romance clássico, ambientado na Nova York de meados do século XIX, uma sociedade ainda bastante provinciana e fechada. A história gira em torno das conquistas e decepções afetivas de Catherine Harrington, uma heroína que fez de Henry James um dos primeiros autores feministas da literatura moderna.



A Herdeira
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 8528606724
Páginas: 273


Sinopse: Jamie Montgomery, cavaleiro elisabetano empobrecido, fica eufórico ao ser escolhido para escoltar Axia, a herdeira dos Lancaster, até o castelo do seu futuro marido. Se ela se apaixonar por ele - como a devotada irmã mais velha de Jamie anseia -, suas dificuldades financeiras estarão resolvidas. Mas Axia não era a flor tímida e mimada que Jamie imagina.
Então, temos um total de três livros com títulos iguais, entretanto, de diferentes autores. Obviamente, o escritor sempre vai preferir criar um título inédito e original, a editora também poderá decidir sobre a manutenção ou não do título escolhido, mas nem sempre isso é possível, porque tudo irá depender do estilo literário de cada autor e do tema abordado. Eu mesma tenho dificuldade para criar um título para os livros que eu escrevo. Devo confessar que o título do meu segundo livro, Menina Veneno, foi inspirado na música de Ritchie que fez um grande sucesso nos anos 80.
Eu vi no blog Rants e Ramblings (Em inglês), algumas dicas interessantes para ajudar o escritor na criação do título. Por exemplo, o autor pode verificar se o título combina com a temática do livro, se faz jus ao gênero, se atrai a atenção do público, e se o leitor terá uma ideia ampla sobre o que se trata apenas visualizando o título do livro.
Para finalizar o post, resolvi citar alguns títulos de livros bem estranhos pelo mundo que eu encontrei na Web, além de alguns que foram publicados recentemente no país:

1.  "Melhor nunca ter sido: O mal de vir a existir". 
2. "As pessoas que não sabem que estão mortas: Como elas se ligam a transeuntes insuspeitos e o que fazer sobre isso"
3. "Quão verdes eram os nazistas?" 
4. "Tormenta" (Sim, estou falando da continuação de Fallen, até porque, se no primeiro livro foi mantido o título original, por qual motivo decidiram traduzir o segundo? rsrs)
5. "Como ser feliz sem dar certo"
6. "Emagreci fazendo um blog" 
7. "A Arte de desperdiçar energia"
8. "Crescendo" (Sim, estou me referindo a continuação de Sussurro, pois não entendi ainda a relação do título com o livro. Fãs da série, por favor, me expliquem se souberem.)
9. "Como ótimos chefes fazem grandes profissionais falharem"
10. "Trabalhar com você está me matando"

Como vocês podem perceber, a maioria dos títulos são do gênero autoajuda, e ri bastante quando encontrei esses títulos na web. Eu acredito que assim como a capa, o título também pode influenciar na escolha do leitor durante a compra. Eu espero que todos vocês tenham gostado do post e fiquem à vontade para comentar e expressar uma opinião a respeito do tema.

Até a próxima!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!
Beijinhos,
Parei nos 25!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...